A abertura do dossel será o indicador utilizado para avaliação da área em questão. Nas florestas maduras, o dossel é mais fechado, causando maior sombreamento no sub-bosque e favorecendo a regeneração das espécies tardias, formadoras de bancos de plântulas. Numa área ciliar em processo de restauração, espera-se que o dossel torne-se cada vez mais fechado, à medida que as árvores cresçam e que suas copas se encontrem. O nível de abertura do dossel pode ser um bom indicador da recuperação de uma mata, mas este indicador deve ser combinado com outros principalmente com a regeneração natural, pois é possível se obter um dossel muito fechado, com bom sombreamento e boa cobertura do solo em reflorestamentos homogêneos que apesar da proteção ao solo, são pouco eficientes na recuperação da biodiversidade.Existem vários métodos para se estimar a abertura do dossel, como se trata de uma área pequena o método utilizado será o acompanhamento direto no local.
Ações do Plano de Manejo:
a) Transporte de Mudas: Deve ser realizado alguns dias antes do plantio, para que as mudas sofram o processo de rustificação, com exposição gradativa ás condições de campo (redução de irrigação e sombreamento). As mudas serão plantadas em sacos plásticos com substrato mais seco para evitar o esboroamento.
b) Limpeza da Área: A limpeza da área será realizada através de roçadas que não revolvam o solo, mas que elimine parte da vegetação competidora.
c) Coveamento: As covas serão marcadas de acordo com o Modelo C, e terão dimensões 0,40 x 0,40 x 0,40 m. Após a abertura da cova, será realizado o coroamento, que consiste na limpeza ao redor das mesmas, num raio de cerca de 0,60 m.
d) Plantio de Mudas: O plantio de mudas será realizado nos meses em que haja perspectiva de chuva, para facilitar o pegamento. Caso isto não ocorra, deverá ser realizada a irrigação, mantendo a umidade necessária até o completo estabelecimento das mudas.
O Plano de Recuperação adotará o Modelo C, uma vez que este modelo é de ampla utilização em áreas mais abertas, em geral com declividade suave. Comporta 2.500 plantas/ha, com espaçamento simples de 2m x 2m.
P P P P P
P S P S P
P C P C P
P S P S P
P C P C P
Legenda | Espaçamento (m) |
P = Pioneira | 2 x 2 / 4 x 2 |
S = Secundária | 4 x 4 |
C = Clímax | 4 x 8 |
O Modelo C de repovoamento florestal compreende repartições de módulos de 4 linhas na seguinte sequencia: 1ª linha: Pioneiras; 2ª linha: Pioneiras intercaladas com Secundárias; 3 ª linha: Pioneiras intercaladas com Clímax; 4ª linha: Pioneiras intercaladas com Secundárias.
Plano de Recuperação
» Isolar a área a fim de impedir a entrada de animais;
» Limpar (retirar lixo deixado por moradores);
» Eliminar as invasoras;
» Introdução de espécies utilizando mudas e sementes (plantar espécies pioneiras frutiferas para atrair fauna);

Nenhum comentário:
Postar um comentário